Mangás é um estilo de literatura muito popular entre os jovens. Criados no japão, nas últimas décadas essas histórias em quadrinhos tem se popularizado cada vez mais, muito por conta das lições de vidas que os personagens passam, muito similar as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes das mais diversas nacionalidades.
No Brasil, em especial, as séries de mangás sobre luta costumam fazer grande sucesso. Uma dessas séries foi yu yu hakusho que conta a história de um jovem chamado Yusuke Urameshi. A história começa mostrando que Yusuke é um delinquente, porém, quando ele percebe que uma criança está prestes a ser atropelada, esse se sacrificou para salvá-la,
Ao chegar no inferno, Yusuke é testado pelo filho do comandante do submundo. Assim, ele consegue o direito de retornar à vida, agora como detetive sobrenatural e responsável por investigar crimes cometidos por demônios e fantasmas que vivem entre os humanos. A série mistura elementos de terror, ficção científica, artes marciais e filosofia budista.
O estilo dos personagens
Além de ter feito muito sucesso entre os jovens brasileiros durante o início da década de 90, Yu Yu Hakusho também ficou famosa por ditar a moda da época. Com personagens bem estilosos, cabelos diferentes e roupas coloridas, a série ficou conhecida por inovar no quesito de vestimenta e estilo urbano. Inclusive, muito do estilo apresentado pela série é ainda muito presente nos jovens brasileiros.
As cores modernas
Entre as cores usadas pelos personagens, destaque para o verde abacate das roupas do personagem principal. Além disso, outros personagens também se caracterizam pelas cores de suas roupas, como Kazuma que está sempre vestindo roupas claras como branco e azul. Já Hiei é o mais sombrio dos demônios e está sempre com uma roupa preta sem mangas mostrando os braços musculosos.
Cortes de cabelos
O estilo dos cortes de cabelos dos personagens, assim como as cores, também é algo que chama a atenção de quem assiste à série pela primeira vez. Kurama Youko, por exemplo, o homem raposa que reencarnou no corpo de uma criança, usa cabelos longos, da cor roxa e vermelha, muito similar a uma raposa.
Já o personagem principal tem um cabelo negro bem peteado, jogado para trás com ajuda de uma brilhante que era muito comum nos anos 70 e 80. Makuro, um outro personagem da série, é uma rainha que possui um belo penteado jogado para o lado, com cabelos da cor laranja, ela esbanja estilo em suas lutas contra Yusuke.
Yu Yu Hakusho é puro estilo
Além de ser uma série de mangá que contesta os valores da época, em uma sociedade cada vez mais corrompida, Yu Yu Hakusho nos dá um panorama de como as pessoas dos anos 90 se vestiam, penteavam seus cabelos e costumavam passar os seus dias. É bem verdade que a série se passa no Japão, porém, ela serve para explicar o modo cultura de diversos países que influenciavam os jovens daqueles tempos, como os Estados Unidos da América. Hoje em dia, uma série como Yu Yu Hakusho seria sucesso de views e likes.